18 de março de 2014

Quem foi Dércio Marques?



As pessoas sempre me perguntam "quem foi o Dércio Marques" porque sempre vêem, segundo elas, "alguma coisa bonita que escrevo sobre ele". Essa é uma fala repetida muitas vezes no dia a dia... Sempre que me fazem essa pergunta, minha primeira reação é pensar "e agora, como explicar quem foi ele?!".

Explicá-lo sempre foi tarefa difícil, acho que até pra ele mesmo! Dércio foi um cara absolutamente fora de padrões. Nenhum, absolutamente nenhum padrão, cabia ali. Foi sem dúvida o melhor produtor musical em estúdio que conheci. Ele captava a alma, os desejos e o sonho do artista que o chamava para produzir. Tinha a alma universal e por isso não fazia música regional, música brasileira, música mineira ou o que quer que fosse. Era música do mundo e para o mundo, por isso todos que tinham acesso as obras dele (que não foram poucas) se encantavam. Dércio era viajante. Levou o Brasil para o Brasil conhecer e trouxe o mundo para dentro de nós. Era “estradeiro” e por isso não era de lugar certo no mundo... Todo mundo que quis enquadrá-lo, não o teve... A essência dele era composta de liberdade. Era um amigo absolutamente desprendido de qualquer tipo de julgamento de valor. Nunca o vi julgar ninguém, aceitava a todos da forma que fossem e com o que tinham para doar, para trocar e receber. Era um coração livre, tão livre que era capaz de amar o mundo com a mesma intensidade e entrega que se ama um, dois ou todos a sua volta. Pra mim era uma referência, uma janela para a vida, um rio cheio de quedas d`água e repleto de arco íris, peixes, vida, silencio e som. Era um irmão de alma. Era um encontro ou reencontro. Era a possibilidade mais ampla e irrestrita de amar e me sentir amada! Era um amor pra vida toda, pra existência, pra inexistência, para o que podemos definir como eterno. Por isso ele não passou, por isso nada acabou, por isso não é triste falar dele, é alegre, é feliz! Era uma voz doce que continua cantando e ecoando nos corações de todos que o viam assim! Não era um planeta, mas era um sistema solar.

E quando as pessoas falam que vêem que escrevo coisas bonitas sobre ele, a primeira coisa que me vem à cabeça é que não escrevo "coisas bonitas", escrevo "verdades" e se as verdades são bonitas é só porque as verdades dele sempre foram assim: bonitas.

Pra ele dedico essa música, na voz dele mesmo... E pra quem me pergunta quem ele foi, ouça-o, vale a pena!


http://www.youtube.com/watch?v=WYwoAc1R-Ak


Texto lindamente escrito por Bia Ramsthaler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário